O mês de novembro tem importantes campanhas voltadas à promoção da saúde da sociedade. Aqui no blog já publicamos posts sobre as campanhas anteriores desse mês, agora lembramos que em 25 de novembro, comemora-se o dia do doador de sangue.
A história da doação de sangue passa por um período em que o sangue não era doado, o receptor deveria pagar pelo sangue transfundido e as pessoas recebiam uma quantia em dinheiro pelo sangue retirado para transfusão. Nos primórdios, estudos foram realizados a fim de detectar se o sangue animal era compatível para o ser humano, segundo informa o artigo História da Hemoterapia no Brasil, de autoria de Junqueira, Rosenblitl e Hamerschalakl, publicado na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
A prática transfusional continua em evolução, mas já salvou muitas vidas, por isso, quem tem saúde e pode doar sangue pratica uma verdadeira ação de amor ao próximo.
Saiba mais sobre doação de sangue.
Requisitos básicos para doação de sangue
Segundo o Hemocentro de São Paulo, é preciso que os doadores passem por uma triagem para que seja assegurado alto rigor no cumprimento de normas internacionais, que visam a oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.
Requisitos básicos
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas com a idade limite devem ter feito a primeira doação até os 60 anos. Os menores de 18 anos necessitarão de autorização de um responsável.
- Pesar no mínimo 50kg.
- No dia da doação, deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recenteial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).
Impedimentos temporários
- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
- Gravidez.
- Puérperas após 90 dias após para parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem ou maquiagem definitiva só pode doar após 12 meses do procedimento.
- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia,
- Extração dentária ou tratamento de canal (verificar medicação) e apenas depois de 7 dias.
- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
- Vacina contra gripe: por 48 horas, entre outras situações.
Impedimentos definitivos
- Evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como, Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Mal de Parkinson, e outros.
Intervalos para doação
- Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
- Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Como você pode notar é extremamente importante estar saudável para doar sangue. Se você tem algum impedimento temporário pode se preparar para estar apto em breve. Pratique algum exercício físico, alimente-se corretamente, durma bem e se prepare. O bem que você está pensando em fazer ao próximo, também será bom para você, porque terá que cuidar da sua saúde para ser doador.
Se você quer começar ou dar continuidade, se interrompida, à prática de atividade física, procure um de nossos personal trainers cadastrados.
Personal, cadastre-se: https://www.sprylife.com.br/cadastro-personal