Pesquisa mundial de tendências de condicionamento físico para 2021
18.01.2021

Pesquisa mundial de tendências de condicionamento físico para 2021

O American College of Sports Medicine publica desde 2006 uma lista contendo 20 tendências para a área fitness para o ano subsequente.

A 15ª pesquisa foi publicada em dezembro de 2020 e mostrou que o treinamento on-line é a tendência nº 1 para este ano de 2021.

Desde a primeira edição, o estudo pesquisa tendências e não modismos. Abaixo você confere 10 tendências das 20 que fazem parte do estudo.

 

1 Treinamento on-line

O treinamento on-line foi incluído pela primeira vez na pesquisa anual de 2019. Em 2020, o fechamento temporário de academias e clubes em todo o mundo, por conta da pandemia, forçou a oferta de aulas inovadoras, com exercícios em casa. O uso da tecnologia de streaming digital disponibiliza treinamento on-line 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

2 Treino com recursos tecnológicos

Os recursos tecnológicos incluem rastreadores, relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca e dispositivos de rastreamento GPS.

Esses dispositivos podem ser usados ​​para contar passos e podem monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal, calorias, sono e muito mais. Novas inovações incluem pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma.

 

3 Treino com o peso corporal

Esse treino usa uma combinação de treinamento de resistência variável com peso corporal e movimentos neuromotores, aplicando vários planos de movimento.

O treinamento com peso corporal não necessita de implementos além do próprio peso. Os poucos utilizados são baratos, por exemplo, elástico, corda, halter, barras, anilhas etc, ou seja, não há uso de máquinas grandes, caras e inacessíveis em lugares outdoor.

 

4 Treino ao ar livre

Talvez por causa da pandemia do COVID-19, mais atividades ao ar livre tornaram-se populares, como caminhadas em pequenos grupos, passeios em grupo ou grupos de caminhadas organizadas.

Podem ser eventos de curta duração, eventos de um dia inteiro ou excursões planejadas de uma semana a pé.

Os participantes podem se encontrar em um parque, em uma área para caminhada ou em uma trilha de bicicleta, normalmente com um líder designado. Essa tendência de os profissionais de educação física oferecerem atividades ao ar livre para seus clientes teve início em 2010.

 

5 HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade)

Esses programas de exercícios geralmente envolvem sessões curtas de alta intensidade e exercícios seguidos por um curto intervalo de descanso.

Apesar dos avisos de alguns profissionais sobre o potencial aumento das taxas de lesões com o HIIT, essa forma de exercício tem sido popular em academias de todo o mundo.

 

6 Treinamento virtual

Essa é a primeira vez que o treino virtual aparece separado do treinamento on-line virtual. Para efeito da pesquisa, o treinamento virtual foi definido como a fusão do exercício em grupo usando tecnologia, com exercícios projetados para facilitar e adequar horários e necessidades.

Normalmente, os treinos virtuais são realizados em academias, que usam grandes telas e atraem um número menor de alunos em comparação com as aulas ao vivo, contudo fornecem aos clientes de todos os níveis e idades uma experiência fitness diferente em grupo.

Os treinos virtuais normalmente atraem números menores e os clientes podem seguir seu próprio ritmo, o que os torna ideais para o treinamento de um novato que deseja aprender os movimentos.

 

7 O exercício é um remédio

“Exercício é medicina” (EIM) é uma iniciativa global de saúde que se concentra em encorajar médicos e outros profissionais de saúde a incluir avaliação física e recomendações de tratamento associadas como parte da consulta do paciente e os encaminha a um personal trainer. Além disso, o EIM reconhece os profissionais de educação física como parte da equipe de saúde em suas comunidades locais.

 

8 Treinamento de força com pesos livres

Os instrutores começam ensinando a forma adequada para cada exercício e então aumentam progressivamente a resistência quando a forma correta é cumprida. Um novo exercício é adicionado periodicamente e começa no nível da forma ou movimento.

 

9 Programas de condicionamento físico para adultos mais velhos

Essa tendência enfatiza as necessidades de condicionamento físico dos Baby Boomers e das gerações mais velhas. As pessoas estão vivendo mais, trabalhando mais e permanecendo saudáveis ​​e ativas até se aposentarem.

 

10. Treinamento pessoal

O treinamento individual continua sendo uma forte tendência à medida que a profissão de personal trainer se torna mais acessível on-line, em academias, em casa e em locais de trabalho com academia.

O treinamento pessoal inclui testes de condicionamento físico e definição de metas com o treinador trabalhando individualmente com um aluno e prescrevendo exercícios específicos para suas necessidades e objetivos individuais. Desde que a pesquisa foi publicada pela primeira vez em 2006, o treinamento pessoal tem sido uma das 10 principais tendências.

O CEO da Sprylife, comenta em um vídeo as 5 principais tendências mundiais e do Brasil, confira: https://youtu.be/oZcfAUttMho

Quer ter mais saúde e melhorar a sua performance? Procure um personal trainer cadastrado na plataforma ou no aplicativo Sprylife.

Personal, cadastre-se: https://www.sprylife.com.br/cadastro-personal

Korporis