Setembro Amarelo: “É preciso agir”
28.09.2020

Setembro Amarelo: “É preciso agir”

O cuidado com a saúde física e mental sempre deve ser motivo de atenção na sociedade. Pessoas adoecidas mentalmente podem atentar contra a própria vida. Os índices de suicídio em todo o mundo são tão altos que a doença se tornou um problema de saúde pública.

Várias são as causas que levam um indivíduo ao suicídio, desde dificuldades financeiras a doenças mentais. Entre as enfermidades mentais, a depressão ainda é um tabu em diferentes grupos sociais e, por isso, muitos enfermos apresentam resistência em procurar ajuda profissional para receber tratamento adequado. Os pedidos de ajuda se calam por conta do preconceito que ainda persiste na população.

Porém, existem tratamentos e terapias coadjuvantes para que o indivíduo possa levar uma vida normal. Além de tratamento apropriado, a atividade física promove benefícios e ajuda no controle da depressão. Saiba mais sobre o assunto.

Conhecimento

Levar conhecimento à população e desmistificar lendas é um importante passo para fazer as pessoas entenderem que depressão é, sim, uma doença e que em alguns precisam de tratamento medicamentoso.

Campanhas como “Setembro Amarelo”, cujo tema desse ano diz que “É preciso agir”, são fundamentais para que haja discussão sobre o assunto, e o silêncio que o doente costuma carregar sozinho não se transforme em suicídio. Se o doente encontrar espaço para comunicar-se e pedir ajuda, seu interlocutor precisará agir!

Tratamento

Nenhuma pessoa que tenha uma doença coronariana deixará de tomar a medicação receitada por seu médico, bem como diabéticos tipo 1 jamais deixarão de tomar insulina para controlar os níveis de açúcar no organismo. Então, por qual razão o depressivo não fará acompanhamento médico e tratamento medicamentoso, se necessário?

Atividade física

Estudos indicam que programas aeróbios, como a caminhada, melhoram quadros depressivos. Exercícios anaeróbios (trabalham vários grupos musculares em constante período de tempo, de maneira contínua e ritmada), bem como exercícios de flexibilidade e coordenação motora também mostraram bons resultados.

A literatura já estabeleceu que o exercício físico para pessoas com depressão leve ou moderada é benéfico. Em geral, há melhora da autoestima, do humor e do bem-estar psicológico. O indivíduo fica entretido e afasta pensamentos ruins e de suicídio, interage com outras pessoas e aumenta seu ciclo de convivência. Por tudo isso, a atividade física deve ser prescrita antes dos sintomas piorarem e também para prevenir o desencadeamento.

Vale lembrar que o princípio de individualidade é importante para que seja elaborado um programa que gere resultados.

Ah! Só para retomar o assunto do começo do post, o mês de setembro está chegando ao fim, porém devemos manter o cuidado com a nossa saúde física e mental e daqueles que amamos. Lembre-se de que “É preciso agir”.

Encontre o personal trainer ideal na Sprylife, você pode planejar o horário dos treinos, realizá-los individualmente com o acompanhamento de um profissional capacitado. Saiba mais agora mesmo!

Korporis