Decidir emagrecer é um primeiro passo importante. Mas é preciso tomar cuidado com o passo seguinte, que é escolher a maneira de colocar isso em prática. Dizemos isso porque é fácil encontrar jeitos e mais jeitos de emagrecer na internet. O problema é: nem todos são saudáveis ou mesmo eficazes. O emagrecimento é um processo complexo e multifatorial que demanda um acompanhamento adequado. Só assim você não corre o risco de perder tempo e saúde com um método que não funciona e pode ser prejudicial.
Um estudo conduzido na Universidade de Alberta (Canadá) mostra que, embora algumas vezes resultem na perda de peso, as “soluções rápidas” que trabalham com uma ingestão muito baixa de calorias podem trazer efeitos colaterais adversos, como fome, fadiga e falta de motivação. É claro que a diminuição do consumo calórico muitas vezes faz parte do processo de emagrecimento, mas de nada adianta reduzir a energia que consumimos de maneira pouco saudável.
E é aí que entra outro dado importante constatado pelo estudo: 88% dos casos de emagrecimentos saudáveis de sucesso envolvem atividade física. Muitas vezes, pensamos primeiro em mudar a dieta e não em adotar uma rotina de exercícios. No entanto, ambos são igualmente importantes quando o objetivo é emagrecer. O indicado, então, não é dar mais atenção à dieta, mas sim conciliá-la com a atividade física. Os exercícios, inclusive, ajudam a induzir a outros hábitos saudáveis, como a mudança na alimentação. Ou seja, quando pensamos no primeiro passo para perder peso, o exercício é uma ótima pedida.
E como sabemos quais exercícios devemos fazer para emagrecer de maneira saudável?
Com os exercícios também é preciso tomar cuidado. Sem o acompanhamento indicado, há maior risco de lesões e maior chance de mergulharmos em treinos ineficazes. Para emagrecer, não faltam opções de tipos de exercícios: HIIT longo, HIIT curto, aeróbio contínuo, musculação, tensional, metabólico e por aí vai! Um profissional de educação física credenciado tem o conhecimento necessário para saber qual é a melhor opção para você e seus objetivos.
Então, aqui fica a maior das dicas: treine com um personal trainer do seu lado.
Quando falamos em treinar, não é treinar de qualquer jeito e sim treinar com eficiência e segurança. E, para encontrar um profissional qualificado, conte com a Sprylife!
Fonte: Estudo “Healthy strategies for successful weight loss and weight maintenance: a systematic review”