Treinar com personal trainer realmente faz a diferença?
23.07.2020

Treinar com personal trainer realmente faz a diferença?

Primeiro, você decide que quer começar a treinar – ou mesmo voltar a treinar. Você está animado(a) para o desafio que é se dedicar aos treinamentos, mas começa a pensar: qual será o melhor treino para mim? As informações na internet nem sempre são confiáveis e, você até pode ter treinado antes na vida, mas não é especialista no assunto. Um treino não adequado pode ocasionar em lesões musculares e muitas vezes pode não resultar nos objetivos que você imaginou para você mesmo quando decidiu treinar. Então, a conclusão a que você chega é: para treinar com segurança, preciso da orientação de um profissional. 

Mas é claro que vai aparecer aquela velha pulga atrás da sua orelha: será que vale a pena treinar com um personal trainer? 

São muitas as razões para que a resposta dessa pergunta seja “SIM”. Em primeiro lugar, temos a motivação extra que um personal trainer pode transmitir a você, além de um acompanhamento que visa segurança e eficiência. Outro fator importante são treinos personalizados adequados a você e seus objetivos, treinos que levam em conta até os equipamentos disponíveis na sua casa ou qualquer que seja o seu local de treino. O que nos leva a outra grande vantagem: com um personal você tem horários compatíveis com a sua rotina e a possibilidade de fazer aulas em casa, o que é especialmente valioso em tempos de quarentena. 

Para não dizer que é uma questão de opinião, aqui vai uma comprovação do que estamos falando: um estudo publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research analisou um grupo que treinou com a orientação de um personal trainer e outro que treinou sem a orientação profissional, e os resultados mostram com clareza os benefícios de treinar com personal trainer. A diferença de resultados entre os grupos evidenciou benefícios não apenas na diminuição da gordura corporal e no aumento da massa muscular, mas também no aumento da força muscular e da capacidade aeróbica do aluno.  

Para exemplificar alguns dos números no estudo, houve uma redução de 2% de gordura  muscular no grupo que treinou com orientação profissional e 1% no grupo que treinou sem; e o ganho de capacidade aeróbica foi de 7% no grupo que treinou com personal trainer e 0,0% no grupo que treinou sem. 

Ou seja, para responder a pulga atrás da orelha que questiona se treinar com orientação profissional realmente vale a pena: sim – e vale muito!  

Para encontrar o personal trainer ideal para você e seus objetivos, acesse nossa plataforma. Com a Sprylife você treina com eficiência e segurança!  

 

 

Fonte: Estudo "Effect of supervised, periodized exercise training vs. self-directed training on lean body mass and other fitness variables in health club members" 

Korporis