O mercado fitness é um dos segmentos que está mais em alta na atualidade. A preocupação de melhorar a saúde vem se tornando cada vez mais prioritária para as pessoas. A pandemia e diversos problemas socioculturais e econômicos intensificaram essa preocupação e isso indiretamente acabou favorecendo os profissionais que trabalham com saúde.
O personal trainer é um desses profissionais que estão em alta no momento. Por isso que hoje falaremos um pouco sobre a profissão e se ela exige certificação na hora de atuar.
O que é um Personal Trainer?
Traduzindo literalmente, um personal trainer seria um treinador pessoal. Ele é responsável por ajudar os clientes a conquistarem o corpo e a saúde que sempre desejaram.
Seu papel nessa trajetória consiste em cuidar do treino físico dos seus alunos, desde a elaboração da rotina de exercícios semanal, supervisão e monitoramento da execução das posturas nas atividades físicas até o registro da evolução do aluno contratante.
Ser um personal trainer é uma profissão que exige muito conhecimento, responsabilidade e inclusive certificação. Por isso vamos falar um pouco sobre o que é necessário para se tornar um personal trainer.
Ser personal exige certificação?
Como já adiantamos acima, ser um personal trainer não é só passar treinos e acompanhar o aluno. Você possui uma grande responsabilidade sobre a saúde do seu cliente. Já que se trata de uma profissão tão importante para a saúde das pessoas, você também tem que investir em educação para exercer a função.
O primeiro passo para se tornar um personal qualificado e regularizado é a entrada em um curso de educação física.
Todo personal é um professor de educação física. O conhecimento de técnicas, anatomia e agrupamentos musculares, além de funcionamento do corpo são essenciais para ajudar o seu aluno. Por conta disso, é obrigatório ter um diploma de educação física para atuar de forma legal como personal.
Após a conclusão do seu curso superior na área, também é necessário ter um registro em algum conselho de educação física para poder exercer a profissão.
No âmbito federal, é possível se registar no CONFEF, o Conselho Federal de Educação Física. Já no regional, você pode se registrar nos CREFs, os Conselhos Regionais de Educação Física.
Só depois do seu devido registro que você se torna apto a ser um personal de forma regularizada!