Em uma indústria tão atrativa como a indústria fitness, é normal vermos cada vez mais pessoas interessadas em fazer parte dela, desde nutricionistas, nutrólogos a Personal Trainers, o mercado é colossal e as opções também!
A competição por clientes é acirrada, alguns treinadores se vendem por seu currículo no campo acadêmico, outros se vendem pelo “antes e depois” de seus alunos. Escolher um Personal Trainner adequado não é uma tarefa fácil, mas no post de hoje, vamos dar algumas dicas de como saber se um personal trainer é qualificado. Boa leitura!
Certificações
Você deve verificar se o seu treinador está devidamente certificado. Para que um profissional possa atuar como Personal Trainer no Brasil ele deve obrigatoriamente ter um curso superior! Ter um diploma não é a única garantia de um bom profissional, mas já é um ponto de partida.
O mundo do fitness, está cheio de pseudo profissionais sem curso superior ou embasamento científico que enganam milhares de pessoas todos os dias!
É de extrema importância manter os olhos abertos para não acabar com um personal que não tem conhecimento técnico e que pode acabar te levando a uma lesão.
Bons profissionais avaliam o aluno antes de passar um treino!
Sem uma avaliação inicial, você não vai chegar a lugar nenhum!
Um personal trainer competente avalia como o aluno se encontra antes de iniciar a consultoria e a partir daí cria um plano de ação e acompanha seu progresso com avaliações contínuas, verificando a cada tantas semanas como o aluno está progredindo. Essas avaliações devem estar alinhadas com as metas que o aluno definiu para si mesmo com a ajuda de seu treinador.
Bons profissionais se concentram no progresso e no descanso
Para obter uma avaliação inicial é necessário ter uma discussão bastante extensa sobre seus objetivos, história e estilo de vida. Depois da sua primeira avaliação um bom profissional vai estudar um plano de treinamento que seja adequado às suas necessidades. Esse plano vai ser o seu “guia”, e o seu instrutor deve marcar quando serão feitos ajustes e dias de descanso.
Com um bom profissional você não vai se sentir sobrecarregado, nem ignorado. Sua progressão deve ser monitorada e rastreada para que você saiba o quanto evoluiu. Além disso, seu treinador deve ser capaz de adaptar seu plano com base em como você está respondendo.
Nada deve ser rígido ou imutável. Seu treinador pode ter um plano, mas se você estiver com muitas dificuldades, ele deve adaptar seu plano com base nos fatores da sua dificuldade. Este é um sinal de um bom treinador!
Um bom treinador te incentiva e te motiva
Você está contratando um treinador precisamente porque necessita de um incentivo e de orientação pessoal porque não consegue sozinho. Um bom personal trainer acredita que cada cliente tem a capacidade e o potencial para alcançar os seus objetivos. Um bom treinador vai te deixar animado para treinar, ele tem a capacidade de energizar seus treinos, e não fazer deles uma sessão de tortura.
Esses são alguns pontos que podem te ajudar a encontrar um bom treinador, é preciso também testar e encontrar o treinador com quem você mais se identifique. E para não errar na escolha profissional, conte com a Sprylife!