Pesquisas indicam uma forte relação entre atividade física regular e longevidade! Além disso, a prática de exercícios diminui o risco de doenças cardiovasculares. Veja mais neste artigo!
29.11.2021

Pesquisas indicam uma forte relação entre atividade física regular e longevidade! Além disso, a prática de exercícios diminui o risco de doenças cardiovasculares. Veja mais neste artigo!

Quer viver mais? Mexa-se!

Todos nós sabemos que os exercícios podem ajudá-lo a ficar em forma, reduzir o peso, melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas. Mas vários estudos mostraram que os exercícios podem realmente ajudá-lo a viver mais.

Isso parece lógico. Afinal, se o exercício reduz sua chance de contrair doenças cardíacas ou câncer, você reduz seu risco de morrer dessas doenças. Mas o benefício da longevidade não é apenas o resultado da redução do risco de doenças crônicas.

Existem mudanças celulares reais associadas aos exercícios regulares que o mantêm mais jovem. Pesquisadores da Universidade Brigham Young que estudaram o DNA de quase 6.000 adultos descobriram que os telômeros, as terminações dos cromossomos que encurtam com a idade, eram mais longos em pessoas ativas em comparação com aquelas que eram sedentárias. Isso se correlacionou com a diferença de cerca de 9 anos no envelhecimento celular entre aqueles que eram ativos e aqueles que eram inativos.

Outro estudo comparou o coração, os pulmões e os músculos de pessoas ativas de 70 anos, inativas de 70 anos e ativas de 40 anos. Eles descobriram que os homens e mulheres mais velhos ativos tinham capacidade cardíaca e pulmonar e força muscular comparáveis ​​aos que eram 30 anos mais jovens.

Os benefícios do exercício

O exercício resulta em outras mudanças fisiológicas que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento:

  • É antiinflamatório. A inflamação dos músculos e outros tecidos do corpo está associada ao envelhecimento. O exercício pode diminuir esse efeito.
  • Melhora o humor;
  • Melhora o sono;
  • Melhora a função cognitiva e reduza a perda de memória;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Função digestiva melhorada.

Nunca é tarde para começar a se exercitar

Mesmo que você tenha sido sedentário por muitos anos, não é tarde demais para colher os benefícios do exercício. Estudos descobriram que pessoas com sobrepeso ou inativas por anos podem aumentar sua expectativa de vida adicionando atividade física moderada à sua rotina.

Quanto exercício?

Você não precisa se tornar um atleta de elite para aumentar sua longevidade. Atividades regulares e moderadas, como caminhada rápida, têm sido associadas ao aumento da expectativa de vida em vários anos.

Por exemplo, 150 minutos ou mais de exercícios a cada semana aumentaram a expectativa de vida em cerca de 7 anos em comparação com aqueles que não faziam exercícios moderados regulares. Este benefício foi observado independentemente do peso, idade, sexo e condições de saúde.

Se você não tem praticado atividade física ou está pensando em aumentar sua atividade, converse com seu médico. Com base em sua saúde atual, seu médico pode ter recomendações para o tipo de atividade e quanto você deve começar.

Gostou do texto? Quer começar a se exercitar?

Acesse a nossa plataforma e treine com os melhores do Brasil. 

Korporis