Entre as atividades físicas realizadas ao ar livre, a corrida é a queridinha dos praticantes. Mas apesar de parecer simples, correr da forma errada pode trazer sérios problemas. Veja neste artigo como começar da forma correta!
24.11.2021

Entre as atividades físicas realizadas ao ar livre, a corrida é a queridinha dos praticantes. Mas apesar de parecer simples, correr da forma errada pode trazer sérios problemas. Veja neste artigo como começar da forma correta!

Você decidiu melhorar sua forma física? Um bom programa de corrida é perfeito se você está apenas começando, pois o ajudará a aumentar a força e a resistência. Antes de amarrar os sapatos e sair para uma corrida, confira essas 5 dicas de como começar da forma correta! 

COMECE COM CURTOS INTERVALOS

Você está querendo sair e correr? Se você é um iniciante, não deve planejar uma distância completa para uma única sessão. Dívida em intervalos e tente mantê-los curtos no início. Caminhe entre os intervalos para se recuperar um pouco.

Depois de um tempo, você pode começar a aumentar a duração das suas sessões de corrida e pode reduzir suas caminhadas: comece alternando 2 minutos de corrida e 2 minutos de caminhada. Aumente a duração dos seus intervalos de corrida em um minuto até que você possa correr sem ter que parar para caminhar.

NÃO COMECE MUITO RÁPIDO

O corpo precisa se acostumar com o novo estresse e as novas demandas da corrida. Muitos iniciantes começam correndo muito rápido e pagam em poucos minutos. Frustração, dor e até ferimentos são algumas das consequências. Portanto, você deve correr suas primeiras corridas em um ritmo moderado, por exemplo, um com o qual você possa conversar.

Mesmo se você achar que está indo muito devagar, você deve manter o mesmo ritmo ao longo da distância. Somente se você der ao seu corpo tempo para se acostumar com as novas demandas, você terá resultados a longo prazo.

O CORPO PRECISA SE RECUPERAR

A sua primeira corrida foi sensacional e você já quer voltar às ruas. Brilhante! Mas primeiro você deve esperar: o corpo precisa descansar para se recuperar da primeira sessão de corrida. Você tem que se adaptar às novas demandas do sistema cardiovascular e preparar seus músculos e ossos para a próxima corrida. Agende seu treinamento com uma pausa entre os dias de treinamento. Este exercício simples é bom para iniciantes, pois causa um impacto e previne lesões.

CORRA SILENCIOSAMENTE E COM PASSOS CURTOS

A corrida é um esporte tecnicamente exigente. Muitos iniciantes não possuem a técnica adequada e isso torna a corrida mais difícil e gasta mais energia. O corpo desenvolve a coordenação necessária para realizar a complexa sequência de movimentos que tem que fazer a cada quilômetro. Tente correr de forma descontraída e sem muito esforço. Os passos curtos e simples são mais eficazes do que os longos.

ESCOLHA A SUPERFÍCIE CERTA

Muitos iniciantes se perguntam em que superfície devem correr. Isso depende de cada treino. Na maioria das vezes é bom escolher uma mistura de superfícies:

Correr no asfalto ou no pavimento é ideal para andar rápido - há pouco perigo de torção. No entanto, é difícil para as juntas porque o pavimento não amortece o impacto dos degraus. Portanto, correr nesta superfície só é recomendado para corredores leves e em forma.

Um parque ou floresta é macio e oferece excelente amortecimento. No entanto, o risco de lesões é aumentado por raízes, pedras e irregularidades.
Uma superfície arenosa treina seus músculos e levanta seus pés mais alto. Mas tome cuidado porque você pode sobrecarregar os músculos.

O tartan (a superfície sintética das pistas de corrida) é macio e elástico. Seu ponto fraco: faz com que o tendão de Aquiles funcione muito.
A esteira permite que você treine o ano todo com um bom amortecimento. No entanto, esse tipo de corrida requer alterações à medida que o solo se move sob seus pés.

Gostou das dicas? Acesse o nosso Blog e fique por dentro de tudo do mundo da saúde!

Korporis