As pesquisas científicas mais recentes recomendam que mulheres grávidas realizem exercícios contínuos de intensidade moderada por pelo menos 30 minutos por dia. Com essa mudança de hábitos, pode ser gerado um aumento da capacidade aeróbia que será útil durante todo esse período e também durante o parto.
Após o parto, a atividade física e os exercícios não devem ser abandonados. É importante voltar à atividade física pós-parto tanto pelos benefícios cardiovasculares e endócrinos, perda de peso como também para melhorar a autoestima de cada mãe.
Se você fez uma episiotomia ou se notar hematomas no períneo, fazer exercícios de Kegel para fortalecer os músculos do assoalho pélvico melhora a circulação na área e ajuda a prevenir problemas como a incontinência urinária. Esses músculos podem se cansar facilmente, então é melhor fazer Kegel exercitar várias vezes ao dia, em vez de fazer tudo numa só sessão.
Parto natural e cesárea
Se você teve um parto normal e durante a gravidez teve autorização do seu ginecologista para realizar atividade física, pode retomar sem problemas, os exercícios que fez durante a gravidez, ou pelo menos exercícios leves, como exercícios aeróbicos (elípticos, esteira , bicicleta), exercícios de estabilização e força, entre outros.
Para uma cesárea é recomendável esperar de seis a oito semanas antes de se exercitar. No entanto, é aconselhável fazer caminhadas em ritmo lento para que aos poucos possam retomar a rotina que faziam antes ou durante a gravidez. As atletas femininas devem seguir o mesmo conselho das não atletas e começar progressivamente com o passar das semanas.
A atividade física e qualquer comportamento que consiste em movimentos corporais produzidos pela contração de músculos esqueléticos e que aumentam o gasto energético, como lavar louça, caminhar, subir escadas, etc. Já os exercícios são definidos como um tipo de atividade física realizada para melhorar a saúde, ou para elevar o nível de condicionamento físico ou para aumentar os níveis de qualidade de vida.
Como em qualquer outro momento de nossas vidas, é muito importante permanecer ativo para evitar o sedentarismo, e é mais importante ainda no momento do pós parto contar com a ajuda de profissionais qualificados. Procure um profissional para acompanhá-la durante a gestação e também depois dela!