Seguramente você já ouviu em algum lugar:
“A gordura é o melhor combustível e você precisa parar de ser um queimador de açúcar para uma melhor composição corporal.” Ou “Carboidratos são nocivos e não devem ser comidos”.
E então o inverso, "Carboidratos são um requisito para exercícios de alta intensidade, como trabalho intervalado e treinamento com pesos."
É perfeitamente normal que você esteja confuso!
Este debate sobre qual é a melhor fonte a ser usada é um debate muito estúpido porque contém a suposição embutida de que você deve escolher uma única fonte de energia.
Então, que combustível seu corpo precisa para funcionar?
O melhor combustível é aquele que se adapta à tarefa em questão. Seria como discutir o que é melhor - uma chave de fenda ou um martelo? Ambos podem ser ótimos, mas depende da tarefa que você deseja realizar. Se você quiser colocar um parafuso em uma placa, um martelo é uma ferramenta de baixa qualidade.
O mesmo conceito se aplica ao combustível que você deseja que seu corpo use; o que você está fazendo é importante.
Se você vai realizar algum exercício de alta intensidade ou algum treinamento incrível de hipertrofia funcional, então os carboidratos serão seu combustível preferido, pois você pode gerar ATP (a moeda de energia celular) em uma taxa muito mais rápida.
Quando você está descansando entre os dias de treinamento e fazendo algumas leituras leves ou até mesmo uma caminhada leve, a gordura é um combustível muito melhor.
Metabolismo aeróbio vs. anaeróbio
Os 2 processos básicos que criam energia no corpo são:
- Aeróbico - o uso de oxigênio para criar ATP
- Anaeróbico - o oxigênio não é necessário para produzir ATP.
Embora seja uma simplificação exagerada, o metabolismo aeróbico usa a gordura como combustível para o trabalho de menor intensidade (sair em repouso, uma caminhada leve, corrida / bicicleta de baixa intensidade, etc.).
O metabolismo anaeróbico é melhor para a criação de ATP em uma taxa mais rápida, como trabalho de maior intensidade (intervalos, levantamento de peso, etc.) e é alimentado por carboidratos.
Ambos os processos e combustíveis têm seus benefícios dependendo do que você está fazendo.O ideal é usar gorduras e carboidratos como combustível. Nenhum dos dois é superior, pois depende do exercício que você vai realizar. A adaptabilidade de usar os dois tipos de combustíveis pode ajudá-lo a maximizar a academia junto com a composição corporal e saúde.
Gostou do conteúdo?
Para ter acesso a mais textos exclusivos, e a profissionais de qualidade, acesse o nosso site!