O que o treino de panturrilha pode nos ensinar
12.06.2020

O que o treino de panturrilha pode nos ensinar

A panturrilha é uma das partes do corpo que as pessoas mais têm dificuldade de hipertrofiar na musculação. Se você gosta de treinar, já deve ter ouvido alguém dizer que “para aumentar o tamanho da panturrilha, você deve aumentar o número de repetições”. É uma frase repetida à exaustão. Agora... será que ela é realmente verdadeira?
 

A teoria por trás dessa velha máxima tem como base a composição do tipo de fibra nessa musculatura. Como precisam ser resistentes à fadiga, os músculos da batata da perna tendem a ter mais fibras de contração lenta.

 

Um estudo publicado em abril deste ano (Schoenfeld et al., 2020) distribuiu 30 pessoas do sexo masculino (de peso, altura e idade similares) em 2 grupos: um que realizou exercícios de panturrilha com repetições entre 6-10 feitas com carga alta e outro que realizou repetições entre 20-30 feitas com carga baixa, ambos os grupos realizando esses exercícios 2x na semana. Após o período de intervenção de 8 semanas, os dois grupos hipertrofiaram a panturrilha de maneira similar.

Ou seja, o que esses resultados comprovam é que aquele velho paradigma de que apenas altas repetições trazem bons resultados para musculatura da panturrilha não é verdade.

Mas, na verdade, há uma outra lição a ser tirado disso tudo. A tecla em que queremos bater com este texto é a seguinte: antes de se preocupar se serão 10, 12, 15 ou 40 repetições, preocupe-se com a qualidade de como essas repetições serão feitas. Um treino realizado adequadamente é o melhor e mais seguro para você, e ainda pode gerar bons resultados — até para a sua panturrilha.

 

Para ser instruído por profissionais da saúde de qualidade e treinar de acordo com seu perfil, conte com a Sprylife!

 

Fonte: https://physoc.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.14814/phy2.14427

Korporis