Um estudo realizado pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), da USP, mostrou que manter a prática de atividades físicas se tornou ainda mais importante neste período de pandemia.
Além de fortalecer o sistema imunológico, exercícios físicos também fortalecem a saúde mental. A pesquisa, realizada em parceria com professores e universidades de países da América Latina e Europa, mostrou ainda que pessoas com estilo de vida mais saudável, que já realizavam atividades físicas antes da pandemia ou que aderiram à prática neste período, conseguem suportar melhor a ansiedade e o estresse.
Exercícios físicos só trazem benefícios
O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.
Isso mostra, de uma vez por todas, que a prática de exercícios físicos pode trazer benefícios tanto na esfera física quanto na psicológica.
Logo, podemos dizer que a atividade física é uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde mental, com custos consideravelmente menores quando comparados com outras abordagens terapêuticas e medicamentosas.
E aí, está esperando o quê para começar a se movimentar? Comece uma nova vida!