Há muitos anos existe uma crença de que os problemas cardíacos podem estar ligados ou serem piorados por causa do excesso de peso ou esforço excessivo. Mas isso não é verdade!
A cardiopatia é bem comum e atinge cerca de 14 milhões de brasileiros. Segundo especialistas a prática regular e adequada de exercícios, pode reduzir em até 30% os casos de mortalidade pela doença.
Algumas pessoas acometidas pela cardiopatia apresentam fraqueza muscular, cansaço e falta de ar que os limitam a fazer atividades simples como pentear o cabelo ou tomar banho. Contudo, com estímulos físicos e acompanhamento adequado esse quadro pode ser prevenido ou revertido.
Cada exercício deve ser avaliado e escolhido de acordo com o diagnóstico de cada paciente. Por isso, para os acometidos por doenças do coração, o ideal é a busca por um personal trainer. Este profissional sabe das necessidades e limitações de cada um.
Confira abaixo alguns exemplos de exercícios físicos indicados conforme o caso:
- Infarto: Atividades como caminhada e passeio de bicicleta são excelentes exercícios para quem sofreu um infarto. Ambos são capazes de elevar a capacidade cardiorrespiratória do organismo. Mas cuidado, é importante ficar sempre atento ao controle de batimentos cardíacos e buscar orientação quanto ao tempo e intensidade de cada atividade.
- Insuficiência cardíaca: A musculação e a corrida são aliadas importantes na recuperação de casos como este. Elas ajudam a aumentar e melhorar a intensidade dos batimentos cardíacos.
Por fim é importante ressaltar que o coração é um órgão que necessita de muitos cuidados. Mas isso não significa que o portador de alguma doença coronariana deve ser sedentário. Ao contrário disso já foi provado que as atividades físicas fazem muito bem para o organismo e são importantes aliadas na cura dessas enfermidades.