Depois de uma semana suada, com uma rotina intensa de exercícios e dieta, muitos resolvem abrir uma brecha e se permitirem consumir bebidas alcoólicas. Porém, o que não se sabe é que com apenas alguns copos todo o esforço da semana pode ir por água abaixo.
O primeiro ponto que pode ser prejudicado pelo consumo exagerado de álcool é a perda de peso. Essas bebidas normalmente possuem uma alta taxa de calorias. Além disso podem trazer cansaço e desânimo e, com isso, a pessoa pode apresentar dificuldades em evoluir nas modificações corporais.
Outro fator é que o álcool quando consumido em excesso reduz a capacidade do músculo em captar glicose. Essa é uma importante fonte de energia para o corpo e sua falta pode gerar um problema conhecido como hipoglicemia. Diante desse cenário, o corpo busca energia no consumo de proteínas, o que impacta principalmente àqueles que buscam a hipertrofia.
O consumo dessas bebidas também faz com que o hormônio antidiurético seja reduzido, ou seja, faz com que o corpo elimine mais água e com maior rapidez através da urina. Esta situação afeta a rotina de exercícios porque para realização dos mesmos é importante que o corpo esteja sempre hidratado, para que libere líquido pelo suor e proporcione um grande desgaste físico.
Tocando neste ponto, é importante lembrar que o álcool também pode aumentar a probabilidade de câimbras já que estas têm a sua origem a partir da desidratação do organismo.
Por fim, vale ressaltar que não estamos falando em proibição de bebidas alcóolicas. Estas podem ser consumidas desde que não em excesso e nem todos os dias, e sim, socialmente. Para alguns especialistas, o ideal é que o consumo dessas bebidas seja feito até 72 horas antes da prática de atividades físicas.