É natural que em um período como o que estamos vivendo, muitos questionamentos acabem surgindo. E estamos falando de questionamentos feitos por você, personal trainer, e por você, aluno praticante de exercício físico. Em um momento como este, devemos nos ater somente a informações de fontes confiáveis e ter em mente que algumas dessas informações podem sofrer alterações com o tempo. Um exemplo: com estudos e pesquisas sendo feitos incessantemente ao redor do mundo, as recomendações sobre o que se fazer para conter a disseminação do vírus estão, sim, sujeitas a mudanças.
A American College of Sports Medicine (ACSM), uma das mais respeitadas organizações científicas de medicina esportiva do mundo, respondeu as principais perguntas sobre atividades físicas e COVID-19 que com certeza estão na cabeça de muita gente. Lembrando que algumas dessas respostas da ACSM, apesar de confiáveis e baseadas nas informações mais recentes, são as que temos hoje e não necessariamente vão se manter com possíveis novas descobertas feitas pelo caminho.
Leia com atenção as respostas de cada uma das perguntas:
Estou em quarentena, mas não infectado. Devo limitar minha atividade física?
No momento, não há recomendações para limitar atividade física se você não tiver nenhum sintoma. Entre em contato com seu médico se você desenvolver tosse, febre ou falta de ar.
O exercício ajudará a impedir que eu contraia o vírus?
Atividade física de intensidade moderada pode aumentar seu sistema imunológico. No entanto, o treinamento exagerado de alta intensidade e alto volume pode suprimir a função imunológica, especialmente se você não estiver acostumado a isso. Faça um programa de treino balanceado e com a supervisão de um personal trainer.
Existem precauções que devo tomar?
A estratégia mais importante para prevenir a infecção é evitar entrar em contato com outras pessoas que estão infectadas com COVID-19.
E se eu começar a ter sintomas?
Se começar a ter sintomas, siga as recomendações do Ministério da Saúde. É importante que você siga as recomendações mais recentes, então sempre fique ligado às atualizações em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#definicaodecaso
Estou em quarentena e infectado. Devo limitar minha atividade física?
As pessoas infectadas, mas assintomáticas, podem continuar com atividade física de intensidade moderada, mas precisam usar os sintomas como um guia. Se esse for o seu caso, tenha o cuidado de manter a quarentena para impedir a transmissão do vírus a outras pessoas. Se desenvolver febre, tosse ou falta de ar, interrompa as atividades físicas e procure um profissional de saúde.
Por que tenho que saber tudo isso? Porque a atividade física é importante para nós – e não deixa de ser por causa da pandemia!
Além de contribuir para a nossa saúde física, os exercícios podem ajudar a nossa saúde mental, sendo usados também para diminuir o estresse e a ansiedade, que normalmente já são fatores e podem se apresentar, por diversas razões, com ainda mais frequência e intensidade no período de quarentena.
Para praticar ou passar seus treinos com consciência e segurança, acesse nossa plataforma.
E nós da Sprylife fazemos questão de repetir: lembre-se de ficar atento(a) às recomendações dos órgãos de saúde e aos sintomas que seu corpo apresentar!
----------------------------------------------------------------------------------------------------
FONTE:
“Staying Active During the Coronavirus Pandemic”, American College Of Sports Medicine – 17 de março, 2020 – Exercise Is Medicine