Segundo o Ministério do Turismo (2010), ecoturismo é uma atividade turística que usa de maneira sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.
De acordo com a Revista Dados & Informações do turismo no Brasil (2021), do Ministério do Turismo, no ano de 2019, a procura por turismo cultural e de natureza, ecoturismo e aventura por turistas internacionais, que visitaram o Brasil, foi o maior dos 5 anos anteriores. O levantamento mostra que 18,6% dos visitantes foram motivados a desembarcar no Brasil para praticar ecoturismo.
Onde praticar ecoturismo?
Em qualquer área verde é possível praticar ecoturismo, você não precisa necessariamente ser um turista, na sua região deve ter locais para apreciar a natureza.
Lembre-se de que o preceito do ecoturismo é a sustentabilidade. Assim, quando for viajar ou visitar qualquer lugar minimize os impactos negativos que possa causar ao ecossistema.
O Brasil possui inúmeros lugares para serem desfrutados e apreciados. Em cada cidade há um local onde é possível ter contato com o meio ambiente. Quando for visitar locais turísticos pense em destinos inteligentes.
Destinos turísticos inteligentes
Segundo Santos (2018), destinos turísticos inteligentes (Smart Tourism Destinations em inglês) originou do conceito de Cidades Inteligentes.
Os destinos turísticos inteligentes devem estar fundados na inteligência territorial, que contribui para o desenvolvimento do espaço turístico de forma inteligente.
Santos esclarece que destino turístico inteligente diz respeito ao desenvolvimento sustentável da atividade e para isso deveriam ser seguidas e compartilhadas tais concepções:
- qualidade de vida: está associada aos sistemas orientados para garantir e melhorar a coesão social etc;
- competitividade: está diretamente ligada ao uso de tecnologias que se diferenciam dos modelos tradicionais de promoção do destino turístico (sistemas de inteligência de negócio e inteligência competitiva), entre outros;
- experiência turística: concentram-se nos sistemas orientados à gestão eficiente do transporte público;
- espaço inovador: é o elemento básico e transversal a todos os eixos de desenvolvimento dos destinos turísticos.
Neste dia do Turismo Ecológico, a Sprylife parabeniza todos os praticantes da atividade e aqueles que contribuem para o crescimento do setor.